Elétrica

Cada unidade do prédio possui um quadro de distribuição de circuitos onde está localizado um disjuntor geral e outros secundários que protegem todos os circuitos do imóvel. Este quadro é projetado e executado dentro das normas de segurança e não pode ter suas chaves alteradas por outras de capacidade diferente.

Em caso de sobrecarga momentânea o disjuntor do circuito atingido se desligará automaticamente. Basta religá-lo. Se tornar a se desligar, significa que há sobrecarga contínua ou que algum aparelho está em curto. Neste caso, solicite os serviços de um profissional habilitado. Não aceite sugestões de curiosos.

Nos quadros de distribuição também estão instalados os dispositivos DR, que servem para proteger os circuitos elétricos contra qualquer fuga de corrente, cortando os disjuntores que estejam em pane, evitando eventuais choques elétricos.

Sempre que for executar manutenção, limpeza, reaperto nas instalações elétricas ou uma simples troca de lâmpada, desligue o disjuntor correspondente ao circuito e, na dúvida, desligue a chave geral.

No quadro de distribuição existe um esquema identificando todos os circuitos com suas respectivas voltagens.

Recomenda-se evitar furações próximas ao quadro de distribuição.

As instalações de chuveiros, aquecedor, lustres ou similares deverão ser executadas por técnico habilitado, observando-se, em especial, aterramento, voltagem, bitola, qualidade dos fios, isolamento, tomadas e "plugs" a serem empregados na instalação dos equipamentos.

Antes de adquirir aparelhos elétricos verifique se o local destinado é provido de instalação elétrica adequada para funcionar nas condições especificadas pelo fabricante.

Verifique se a carga elétrica exigida pelo aparelho não sobrecarregará a capacidade da tomada da instalação (fiação do disjuntor).

Evite a utilização de "benjamins" (dispositivo com que se ligam vários aparelhos a uma só tomada), pois podem provocar sobrecargas.

Os projetos das instalações foram dimensionados para a capacitar o imóvel ao uso dos aparelhos já instalados e daqueles comumente usados em residências.

Quando da instalação de armários próximos às tomadas, é comum que o marceneiro recorte os armários para aproveitar estas tomadas, fixando-as no próprio corpo do armário. Fique atento para que o isolamento e fio utilizado sejam compatíveis com a instalação original.

Não utilize extensões para uso particular das tomadas dos "hall's", vez que são de uso exclusivo do condomínio.

Em caso de incêndio desligue a chave geral do quadro da distribuição.




Serviço de Atendimento ao Cliente
E-mail: cliente@pintodealmeida.com.br
Tel: (21) 3568-1300